ACUPUNTURA

A acupuntura é um segmento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Trata-se de uma terapia milenar (mais de 5.000 anos) originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar doenças físicas e emocionais como dores lombares, cervicais, sinusite, asma, enxaqueca, insônia, depressão, estresse, ansiedade ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunológico. A inserção das agulhas descartáveis de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Inicialmente, realizamos uma avaliação dentro dos princípios da MTC, em seguida o profissional irá orientar qual a melhor abordagem a ser seguida, que pode incluir apenas a acupuntura, ou outras técnicas como a ventosa ou auriculoterapia (microssistema de tratamento na orelha).

Informações Importantes:

Avaliação: Tem duração de 50 minutos, o paciente é submetido a testes específicos e questionários de investigação clínica dentro dos fundamentos da MTC. O traje deve ser confortável e na maioria dos casos, é necessário despir-se.

Tratamento: Tem duração de 45/50 minutos, sugerimos o uso de roupas confortáveis e quando necessário, também retiram-se algumas peças do vestuário. (camiseta, calça), Nesta caso, trazer um short pode ser o ideal para sua maior comodidade. O tratamento pode ser realizado em conjunto com outros programas de reabilitação, ficando essa tomada de decisão a cargo do corpo clínico (médico responsável ou fisioterapeuta).

OBS: Não tratamos, aqui no Instituto, acupuntura para finalidades estéticas.